28 de fevereiro de 2009

Laerte



O cartunista Laerte participou de uma palestra na minha faculdade. Eu fui pedir um hipopótamo.

A primeira coisa que o Laerte falou quando olhou para mim é que me achou idêntico ao personagem Sheldon do seriado Big Bang Theory. Como eu nunca assisti, respondi que depois ia procurar no Google.

Pedi o desenho e perguntei por que razão que o blog Manual do Minotauro está adornado com a índia dos adesivos de caminhão.

- Primeiro, porque é uma imagem muito boa. E acho muito interessante que certas imagens se repitam e sejam usadas por várias pessoas sem nenhuma causa aparente, sem nenhuma explicação.

4 de fevereiro de 2009

Marcos Magalhães



Marcos Magalhães é animador, faz curta-metragens desde os anos 80 e é um dos fundadores do festival Anima Mundi. Seu trabalho mais conhecido marcou uma geração: ele criou e animou o ratinho que toma banho no Castelo Rá-Tim-Bum.

Eu participei de um curso de animação do Anima Mundi no qual ele ministrou algumas aulas. Quando me apresentei para ele, antes de pedir um hipopótamo, eu ofereci paçocas, pois tinha acabado de comprar um pacote grande e estava compartilhando com todos. Parece que isto surpreendeu tanto quanto o hipopótamo em si.

Depois expliquei para ele que publico num blog, e ele disse:

- Puxa, se eu soubesse teria desenhado melhor...

(Mas provavelmente teria desenhado sem a paçoca-rolha.)

Tiago Judas



Tiago Judas é artista plástico, quadrinista e meu mais novo colega, pois recentemente foi contratado como arte-educador aqui onde trabalho. Eu já conhecia seu trabalho pelo personagem Kocinas e pela instalação Executivos Azuis, que estava exposta no mesmo museu onde procurei o Michel Gondry para pedir um hipopótamo.

Ouvi dele uma frase que, na minha opinião, combina com o desafio deste blog. Ele estava desenhando numa lousa um homem com asas, e me disse:

- Desenhar é a mesma coisa que ter coragem. Por que eu consegui desenhar isto aqui? Só porque eu não tive medo.