28 de agosto de 2008

Chico Anysio




O humorista Chico Anysio esteve na Bienal para autografar seu novo livro. Ele relutou um pouco para fazer o desenho, mas aí está.

- Vai ser um hipopótamo gay, porque tem franjinha!

Maria Adelaide Amaral




Maria Adelaide Amaral é escritora de livros e televisão, para a qual fez diversas minisséries de época, como Os Maias (2001) e A Casa das Sete Mulheres (2003).

Nosso encontro foi brevíssimo, a única coisa que posso relatar é que eu disse que ela era uma senhora linda e ela ficou enrubescida.

27 de agosto de 2008

Wim Wenders




Wim Wenders é cineasta alemão, que fez filnmes como Paris, Texas (1984) e O Céu de Lisboa (1995). Ele esteve em São Paulo numa sabatina no MASP. Não pude assistir o evento, mas cheguei no final para pedir um desenho de hipopótamo. Encontrei um pessoal da Folha de S.Paulo, que organizou o evento, e fui conduzido até o camarim. Eu estava usando uma camiseta da Everlast, então ele fez troça:

- So your name is Everlast.

- No! My name is Stefano! Could you draw a hippo for me?

Wim Wenders desenhou o animal de costas e ficou feliz com sua astúcia :)

Ivan Zigg




Ivan Zigg é escritor e ilustrador, e quando pedi um hipopótamo ele já estava treinado:

- Eu desenhei bastante hipopótamo ultimamente. Acabei de fazer um livro em que um dos personagens é uma hipopótama bailarina.

Fernando Vilela




Fernando Vilela é artista plástico, escritor e ilustrador e desenhou para mim um hipopótamo de boca aberta. Ele disse:

- O hipopótamo deve ser desenhado de boca aberta.

Angela Lago




Na Bienal do Livro, pedi um desenho para
Angela Lago
, escritora e ilustradora. Ela fez este hipopótamo geométrico e deu o título "o hipopopótamo mal desenhado de Angela Lago".

Ela me deu mais do que um desenho! Ela me deu um personagem!

25 de agosto de 2008

Walcyr Carrasco




Precisei procurar duas vezes o Walcyr Carrasco, cronista e escritor de novelas, para que ele desenhasse o hipopótamo.

- Não tenho a menor condição de desenhar um hipopótamo agora!

Na segunda vez ele desenhou.

Lourenço Mutarelli




Lourenço Mutarelli é quadrinista e escritor (do Cheiro do Ralo que foi adaptado para o cinema). Ele contou que sempre que fala sobre desenho, a mão dele faz um gesto de desenhar. Embora falar com as mãos seja bem italiano, ele contou que acha este gesto ridículo. Sentou em cima da mão e disse que prefere falar sobre escrita, pois quando fala sobre escrever não faz nenhum gesto involuntário.

Ele desenhou-se a si próprio como um hipopótamo desenhando.

Eva Furnari




Eva Furnari, escritora e ilustradora, desenhou dois hipopótamos para mim.

- Vou fazer o segundo hipopótamo disfarçado de coelho, porque coelho eu sei desenhar!

18 de agosto de 2008

Moacyr Scliar




Encontrei o escritor Moacyr Scliar muito brevemente para pedir este desenho. Ele me perguntou porque eu queria um hipopótamo, eu expliquei o projeto e ganhei um elogio:

- Achei ótima a sua idéia!

João Gilberto Noll




O escritor João Gilberto Noll leu trechos de seus últimos livros e participou de um bate-papo na Bienal do Livro. Ele falou que seu texto é estruturalmente como a música e que "o modo como escrevo a mim próprio me intriga". Disse também que a escrita foi libertadora durante sua adolescência, em que ele sofria de uma tremenda timidez, e que na opinião dele o escritor deve ser um esquizóide.

Mas esta foi a primeira vez na vida que ele desenhou um hipopótamo!

Ziraldo




O Ziraldo participou de uma sessão de autógrafos na Bienal do Livro, onde eu e minha namorada passamos um tempão na fila para pedir este hipopótamo. Ele estava usando um colete lindo.

- Muito obrigado pelo desenho, Ziraldo! E achei o seu colete lindo!

Ele respondeu:

- É bonitinho, né? A sua namorada também é linda!

Ela agradeceu, e eu também, e ficamos muito felizes.

Roberto Shinyashiki




Desenho do best-seller Roberto Shinyashiki, autor de O Sucesso é ser Feliz, entre outros sucessos.

Ele contou uma história fantástica. Quando viajou para a Índia, um hipopótamo quase matou ele, e todos tiveram que subir numa árvore para se refugiar. Acho que é por isso que ele desenhou duas árvores (o animal é a figura no centro).

Rui Amaral




Rui Amaral é grafiteiro, pintou um grande painel no buraco da paulista. Aí está o hipopótamo dele, que guarda suspeita semelhança com o personagem Bicudo. Conversamos sobre grafite, sobre hipopótamos e ele elogiou o projeto:

- Um dia você tem que levar isso para um museu!

Paulo Markun




O jornalista Paulo Markun, antigo apresentador do programa de TV Roda Viva, participou de uma palestra na Bienal do Livro. Enquanto assistia, desenhei um retrato dele e troquei por um desenho de hipopótamo.

- Vai ser um hipopótamo parecido com um cachorro.

Jô Oliveira




Jô Oliveira é ilustrador e quadrinista, e procurei ele na Bienal do Livro para pedir um hipopótamo. Conversamos sobre a natação nas Olimpíadas, acho que por isso ele desenhou o hipopótamo de sunga. Ele falou:

- Se eu tivesse uma foto de referência eu faria um desenho melhor! Anota meu email que eu te mando outro hipopótamo.

Uma mulher que estava ao lado dele disse:

- Este que é o Jô Oliveira que eu conheço!

Otávio Mesquita




Encontrei o Otávio Mesquita em Campos do Jordão. Ele é apresentador do programa de TV A Noite é uma Criança. Pedi para ele desenhar um hipopótamo.

- Aposto que isso é uma pegadinha!

14 de agosto de 2008

Portal Último Segundo

Tomie Ohtake cede escultura à faculdade da USP
Marina Morena Costa

Clique aqui para ler esta reportagem completa.

A presença da ilustre visitante chamou a atenção dos estudantes. Muitos tiraram fotos e fizeram filmes com celular. O estudante de jornalismo Stefano Azevedo, de 20 anos, fez um pedido inusitado, solicitou que a artista desenhasse um hipopótamo – pedido que ele diz sempre fazer a artistas. Ela atendeu, mas à sua maneira (veja foto abaixo).


Tomie desenha "hipopótamo" a pedido de estudante

“A Tomie é uma pessoa meio mística. Ela não dá nome para as obras, prefere que o público escolha. Gostei de vê-la ao vivo”, disse o estudante, com a ilustração de Tomie nas mãos.

Tomie Ohtake




A artista plástica Tomie Ohtake esteve na USP, numa coletiva de imprensa, para falar da sua nova escultura. Eu pedi a ela um desenho de hipopótamo e ela me disse:

- Minhas obras nunca têm nome. Meu desenho é muito livre.

Ela fez um desenho no meu caderninho, eu agradeci e fiquei muito honrado, mas ela disse que não gostou muito. Ela deu mais alguns passos (bem devagarzinho) e pediu para me chamar de volta:

- Pega o desenho. Tira. Amasse. Vou fazer outro.

Ela guardou o papel amassado no bolso e fez este segundo desenho. A arte dela é livre para cada um interpretar.

8 de agosto de 2008

David Lynch




David Lynch, cineasta americano, diretor de O Homem Elefante (1980), esteve no Brasil para divulgar seu novo livro. Fui na sessão de autógrafos e escrevi meu pedido num papel, pois não haveria tempo nem fluência para fazer o pedido oralmente. Peguei a fila, e quando chegou minha vez um sujeito da organização tirou o papel da minha mão e falou, muito grosso, que tinha muita gente na fila e que o David Lynch não tinha tempo para desenhar um hipopótamo.

Tomei o papel de volta, coloquei na mesa e o Lynch autografou sem ler. Aí eu falei "draw a hippo for me!", e ele desenhou. Ainda pude lhe dizer que sou fã dos quadrinhos The Angriest Dog in the World. Ele me entregou o desenho, eu disse "I love you", ele respondeu "I love you to", apertamos as mãos e nos despedimos com um polegar jóinha.

Soninha




Meu filho Felipe Fontes pediu um hipopótamo para a Soninha, ex-apresentadora de TV e candidata à prefeitura de São Paulo. Ele disse que ela redesenhou algumas vezes, porque começava e dizia que estava parecendo um porco, então começava de novo em outra folha.

Ela ainda colocou data, localização geográfica e um slogan para o projeto: "Salvem os hipopótamos" :)